Chancela de ‘França.Br 2009’ Ano da França no Brasil

De 21 de abril a 15 de novembro de 2009, brasileiros e franceses irão celebrar o Ano da França no Brasil. Como parte das relações bilaterais entre os dois países, o França.Br 2009 levará a todas as regiões brasileiras uma série de atrações artísticas e culturais, além de debates e atividades nas diversas áreas do conhecimento, da economia e da tecnologia, a fim de mostrar aos brasileiros as diversas facetas da França contemporânea e ampliar as oportunidades de intercâmbio entre os dois países. Os eventos atingirão todos os públicos e todas as regiões do Brasil.

O ano será lançado oficialmente pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, nos dias 22 e 23 de dezembro de 2008.

O Ano da França no Brasil – França.Br 2009 – tem como objetivo principal fortalecer a parceria estratégica entre os dois países e ocorre em reciprocidade ao Ano do Brasil na França – Brésil Brésis, realizado em 2005. Com resultados surpreendentes, o evento mobilizou mais de 15 milhões de pessoas, com centenas de atrações realizadas em todo o território francês, que trouxeram impactos diretos não só para o intercâmbio cultural, mas também para as trocas comerciais entre os dois países. Na ocasião, registrou-se aumento de três vezes no volume de negócios entre França e Brasil (quando comparado ao ano anterior, 2004), o que correspondeu a cerca de US$ 450 milhões de produtos brasileiros importados pela França em 2005. O governo francês registrou um crescimento de 27% no movimento de turistas franceses no Brasil, além do crescimento de 20% nas matrículas nos cursos de português na França.

“Com o França.Br 2009, pretendemos estimular esses impactos para que não só a cultura venha a ganhar, mas o país como um todo, com resultados importantes em sua economia e nas diversas dimensões de intercâmbio que venhamos efetivar”, afirma o ministro da Cultura, Gilberto Gil.

 



Livros com a
CHANCELA DO ANO DA FRANÇA NO BRASIL: