RETORNO A SCHREBER

Charles Melman

Como é possível que a promoção a um cargo de extrema importância possa representar a gota d´água para o desencadeamento de um surto paranóico? Como alguém pode ser derrotado pelo sucesso?

Eis o destino de Daniel Paul Schreber (1842-1911), eminente magistrado e Presidente da Corte de Apelação de Dresden. O que faz com este eminente juiz se vista de mulher e se entregue ao delírio de ser possuído por Deus e assim cumprir a missão salvadora de gerar uma nova raça? Que vínculo genealógico haveria entre o célebre sistema pedagógico do pai e a loucura do filho?

Sua paranóia, seu delírio e suas internações constituem o objeto deste seminário de Charles Melman, que nos leva, através de fragmentos das Memórias de Schreber, aos interstícios de seu pensamento e de sua patologia.

O autor nos desafia a elucidar o que é que Schreber pode nos ensinar a respeito dos contornos da estrutura particular e social da paranóia, visto que nosso destino parece, cada vez mais, ser efetivamente schreberiano. Enfim, como é que alguém pode se tornar paranóico?



CMC Editora
Preço de capa: R$ 50,00
ISBN: 85-88640-09-0
páginas: 340
ano: 2006

Como receber em casa:

- Faça seu pedido via e-mail, informando seu nome completo, endereço para envio e CPF (necessário para a emissão do boleto bancário).

- Pagamento via boleto bancário, o qual é enviado para o seu e-mail e poderá ser pago em qualquer banco.

- O envio pelo correio não será cobrado.

Pedido: cmceditora@cmceditora.com.br

Compra com
cartão de crédito




Mais publicações do autor:


Para introdução à psicanálise nos dias de hoje

Desejo de Homem. Desejo de Mulher?

Adolescente, sexo e morte

Como alguém se torna paranóico?

Retorno a Schreber

Novas formas clínicas no início do terceiro milênio