Psicose, Autismo e Falha Cognitiva na Criança


Gabriel Balbo e Jean Bergès

Esta obra se apresenta como a seqüência da elaboração do conceito e da clínica do transitivismo a que Gabriel Balbo e Jean Bergès deram início em Jogo de posições da mãe e da criança . A partir do instante em que se trata de crianças autistas ou psicóticas, os autores colocam em evidência a importância teórica e clínica da contribuição decisiva de Lacan: o grande Outro.

Balbo e Bergès sustentam que não se pode mais falar de psicose, de autismo ou de falha cognitiva na criança como entidades autônomas que suporiam uma etiologia linear ou uma causalidade plurifatorial. Ao contrário, é necessário considerá-las como modalidades de respostas a fatores predeterminados que se organizam de forma complexa, sob o modo de uma topologia em constante transformação em torno desse ponto de arrimo e de referência que é o grande Outro para a criança, os pais, o analista e a instituição. Os autores mostram como se articulam as funções, as posições e as relações recíprocas do grande Outro com as formações do inconsciente descobertas por Freud e retomadas por Lacan.

Com crianças psicóticas e autistas, a ambição dos autores é oferecer os elementos próprios para estabelecer uma direção do tratamento que leve em conta não somente a problemática de sua estrutura, mas também o peso, as incidências, as articulações e os entraves cognitivos que precederam e seguiram seus problemas, e que foram durante muito tempo conotados pelo termo “debilidade”.

Sublinhando o que as transformações incessantes em jogo na clínica têm de dinâmico e de útil, os autores propõem uma elaboração teórica rigorosa que incita os analistas a tomarem a liberdade de proceder e de inventar.

Jean Bergès
neuropsiquiatra, psicanalista da Association lacanienne internationale, ex-chefe de Clínica da Faculdade de Paris.

Gabriel Balbo
Psicanalista, Fundador e Presidente da Libre Association Freudienne – instituição psicanalítica, co-autor de A atualidade das teorias sexuais infantis; Há um infantil da psicose?; Jogo de posições da mãe e da criança – ensaio sobre o transitivismo; Psicose, autismo e falha cognitiva; Psicoterapias de criança, crianças em psicanálise. Diretor da revista Surgence, com clínica em Paris.




CMC Editora
Preço de Capa: R$ 40,00
ISBN: 85-88640-07-0
páginas: 208
ano: 2003



Como receber em casa:

- Faça seu pedido via e-mail, informando seu nome completo, endereço para envio e CPF (necessário para a emissão do boleto bancário).

- Pagamento via boleto bancário, o qual é enviado para o seu e-mail e poderá ser pago em qualquer banco.

- O envio pelo correio não será cobrado.

Pedido: cmceditora@cmceditora.com.br

Compra com
cartão de crédito



Mais publicações dos autores:

Jean Bergès
- Psicoterapias de criança, crianças em psicanálise
-
A cultura dos superdotados?
- O que aprendemos com as crianças que não aprendem?
- O Corpo na Neurologia e na Psicanálise
- Jogo de Posições da Mãe e da Criança
- A Atualidade das Teorias Sexuais Infantis
- Há um infantil da Psicose?


Gabriel Balbo
- Psicoterapias de criança, crianças em psicanálise
- O que aprendemos com as crianças que não aprendem?
- Jogo de Posições da Mãe e da Criança
- A Atualidade das Teorias Sexuais Infantis
- Há um infantil da Psicose?