O MAL-ESTAR NA SUBJETIVAÇÃO

Jean-Pierre Lebrun


..........O sonho de obturar a incerteza da fala graças à certeza dos conhecimentos ameaça o estatuto da própria fala. A realização de tal programa assinalaria o próprio acontecimento de democracias totalitárias, aquilo que denominamos de totalitarismo pragmático, a saber, a autonomia tomada por um sistema organizado em torno de uma lógica que pretenderia dar conta racionalmente de tudo, e que viria – sem sabê-lo de maneira determinada, mas também sem querer sabê-lo – a não mais deixar seu lugar ao sujeito e à sua fala. A crença comum dos dias de hoje de poder assim se libertar das leis da linguagem, nós a denominaremos de “a utopia mortífera de nosso fim de milênio”.

Jean-Pierre Lebrun
Psiquiatra, psicanalista, doutor no ensino superior na Universidade Católica de Louvain. Foi presidente da Association Freudienne de Belgique et da Association Lacanienne Internationale (ALI). Exerce sua prática clínica em Namur, Bélgica. Autor de numerosas obras, dirige a coleção “Humus, subjetividade e laço social”, nas edições Érès. Pela CMC Editora, publicou também O futuro do ódio e Clínica da instituição.

Entrevistas:
"Ensinem os filhos a falhar"
O Outro, o ódio, a linguagem e a violência

CMC Editora
Preço: R$ 40,00
ISBN: 978-85-88640-23-8
páginas: 128

ano: 2010

 

Como receber em casa:

- Faça seu pedido via e-mail, informando seu nome completo, endereço para envio e CPF (necessário para a emissão do boleto bancário).

- Pagamento via boleto bancário, o qual é enviado para o seu e-mail e poderá ser pago em qualquer banco.

- O envio pelo correio não será cobrado.

Pedido: cmceditora@cmceditora.com.br

Compra com
cartão de crédito


Mais publicações do autor:

- Clínica da instituição

- O Futuro do Ódio

- Violência, paixão & discursos